Como líder, entender as necessidades de cada membro da equipe não é tarefa fácil. Cada pessoa é um indivíduo único, com dificuldades e pontos fortes diferentes.
Mas, existe algo que você pode fazer para conseguir entender o que cada colaborador seu precisa, ao mesmo tempo em que melhora as relações profissionais da sua empresa: praticar a escuta ativa.
A escuta ativa
A escuta ativa é um processo que vai além de ouvir e consiste em demonstrar, de forma clara, interesse no que a outra pessoa tem a dizer, se dispondo a compreender o ponto de vista do outro sem deixar que julgamentos e preconceitos interfiram.
Além disso, a escuta ativa não reside apenas em escutar em silêncio, aceitando sem questionamentos, mas sim interagir, questionar e até mesmo demonstrar opiniões contrárias, caso seja o caso, com respeito.
A importância da escuta ativa reside no poder da comunicação. Isso porque, quando colaboradores não comunicam as ideias que eles têm, tanto a empresa quanto a equipe perdem a oportunidade de serem mais produtivos e colaborativos.
É por isso que diversas empresas têm buscado incluir sessões de escuta ativa dedicadas a ouvir as sugestões de seus colaboradores, pois assim diversos insights úteis podem ser captados, refletidos e transformados em inovação.
Como desenvolver a escuta ativa
Algumas dicas são:
Dedique um tempo de qualidade à escuta ativa, evitando distrações;
Treine sua mente para prestar o máximo de atenção no que a outra pessoa está dizendo;
Demonstre interesse no o que o seu colaborador está falando;
Ofereça um Programa de Ideias no qual os colaboradores possam dar sugestões;
Use feedbacks para garantir que você entendeu o que a outra pessoa quis dizer e elogiá-la ou fazer observações.
Quando você cria um espaço onde seus colaboradores se sentem ouvidos e sabem que podem dar suas sugestões sem medo, você, líder, abre espaço para mais ideias.
Isso fará com que haja mais informações e pontos de vista em um determinado problema, facilitando o trabalho de pesquisa e desenvolvimento da sua empresa e abrindo as portas para a inovação.
Comments