top of page
  • Foto do escritorAna Lúcia Rafael

Escuta ativa: entenda o poder da comunicação como facilitador nas relações dentro da empresa

Como líder, entender as necessidades de cada membro da equipe não é tarefa fácil. Cada pessoa é um indivíduo único, com dificuldades e pontos fortes diferentes. 

Mas, existe algo que você pode fazer para conseguir entender o que cada colaborador seu precisa, ao mesmo tempo em que melhora as relações profissionais da sua empresa: praticar a escuta ativa.


A escuta ativa

A escuta ativa é um processo que vai além de ouvir e consiste em demonstrar, de forma clara, interesse no que a outra pessoa tem a dizer, se dispondo a compreender o ponto de vista do outro sem deixar que julgamentos e preconceitos interfiram.

Além disso, a escuta ativa não reside apenas em escutar em silêncio, aceitando sem questionamentos, mas sim interagir, questionar e até mesmo demonstrar opiniões contrárias, caso seja o caso, com respeito.

A importância da escuta ativa reside no poder da comunicação. Isso porque, quando colaboradores não comunicam as ideias que eles têm, tanto a empresa quanto a equipe perdem a oportunidade de serem mais produtivos e colaborativos.

É por isso que diversas empresas têm buscado incluir sessões de escuta ativa dedicadas a ouvir as sugestões de seus colaboradores, pois assim diversos insights úteis podem ser captados, refletidos e transformados em inovação.

Como desenvolver a escuta ativa


Algumas dicas são:

  1. Dedique um tempo de qualidade à escuta ativa, evitando distrações;

  2. Treine sua mente para prestar o máximo de atenção no que a outra pessoa está dizendo;

  3. Demonstre interesse no o que o seu colaborador está falando;

  4. Ofereça um Programa de Ideias no qual os colaboradores possam dar sugestões;

  5. Use feedbacks para garantir que você entendeu o que a outra pessoa quis dizer e elogiá-la ou fazer observações.

Quando você cria um espaço onde seus colaboradores se sentem ouvidos e sabem que podem dar suas sugestões sem medo, você, líder, abre espaço para mais ideias.

Isso fará com que haja mais informações e pontos de vista em um determinado problema, facilitando o trabalho de pesquisa e desenvolvimento da sua empresa e abrindo as portas para a inovação.




0 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page