top of page
  • Foto do escritorAna Lúcia Rafael

Saber dialogar é uma habilidade que precisamos desenvolver na prática

Já parou para pensar na importância de sabermos dialogar? Afinal,o diálogo é uma ferramenta de transformação nas relações pessoais e até mesmo sociais.

Sendo esta uma habilidade que precisamos desenvolver na prática, você sabia que para existir um bom diálogo é preciso primeiro saber se ouvir e ouvir o outro?


Certamente, todos nós, em algum momento de nossas vidas, já nos encontramos em uma situação desconfortável durante uma conversa, não é mesmo?

Assim como muitos de nós fatalmente já falamos algo do qual, nos arrependemos. Saber dialogar é uma habilidade essencial na vida pessoal e profissional, e é importante desenvolvê-la na prática, para assim, evitarmos ao máximo esses deslizes.


A forma que você se comunica é essencial para bons diálogos – pense nisso!


A forma que você se comunica é o que determina se você terá diálogos de boa qualidade ou não.

A seguir, selecionei alguns tópicos que podem te ajudar a ter uma diretriz para bons diálogos, veja:

Saber dialogar – Escuta ativa

Ouça ativamente: se trata da chave para ter diálogos bem-sucedidos e de qualidade. A escuta ativa implica em ter atenção ao que o seu interlocutor diz, com foco, sem desviar ou interromper.

A escuta ativa, ao mesmo tempo que demonstra respeito pela outra pessoa, te ajuda a obter mais informações, te dando então melhores probabilidades de responder de forma apropriada.

Empatia ao responder

Ter empatia ao responder significa sair da sua própria perspectiva, buscando colocar-se no lugar da outra pessoa, ou seja, tentando enxergar pela perspectiva dela.

Essa estratégia estabelece uma conexão emocional e ajuda a promover um diálogo mais aberto e produtivo. Veja bem, isso não significa exatamente que você precisa concordar com a outra pessoa, mas, ao ser empático, é possível nutrir um tom construtivo durante a conversa.

Clareza e concisão

Sempre que for responder, adote a clareza e seja conciso em suas palavras. Isso impede os famosos mal-entendidos, permitindo que o outro te entenda com mais facilidade.

Falar por muito tempo ou usar muitas palavras complexas, são gestos que você deve evitar pois podem confundir a outra pessoa.




2 visualizações0 comentário

Σχόλια


bottom of page