top of page
  • Foto do escritorAna Lúcia Rafael

Outubro Rosa: 3 ideias de ações e palestras para sua empresa!

Você conhece a campanha do Outubro Rosa? Ela é um conjunto de ações voltadas à prevenção do câncer de mama. Infelizmente, esta é a segunda doença que mais acomete as brasileiras. Por isso, é muito importante que haja conscientização e incentivo na realização dos exames necessários.

Afinal, se descoberto precocemente, há grandes chances da paciente se recuperar totalmente. Dessa forma, é importante que a campanha seja adotada em todas as esferas, inclusive no ambiente de trabalho.

Neste artigo da palestrante de sucesso, Ana Lúcia Rafael, ela nos fala sobre 3 ideias de ações e palestras para a sua empresa no mês de outubro. Confira!



Qual é a origem do Outubro Rosa?

Nos anos 80, Susan G. Komen faleceu devido a um câncer de mama. Comovida pela morte da irmã, Nancy Brinker teve a ideia de criar uma ONG, chamada ONG Susan G. Komen for the Cure. Esta instituição promoveu vários feitos que tinham o objetivo de conscientizar as mulheres acerca da doença.

Já nos anos 90, foi organizada uma corrida na cidade de Nova Iorque, na qual nasceu o símbolo da campanha, uma fita rosa. Depois do evento, as ações voltadas para a prevenção da doença se espalharam mundialmente.

Diante disso, outros países começaram a adotar a ideia, que foi abraçada pelo Brasil em 2002. Para marcar o início da campanha no país, um grande monumento de São Paulo foi iluminado com a cor rosa. Esta foi uma iniciativa de uma marca de produtos europeia junto a um grupo de mulheres.

Ainda, neste mês de outubro, o dia 19 é considerado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Mama.

Importância da campanha para as empresas

Abordar o tema dentro das empresas é imprescindível, visto que as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Pensando nisso, separamos alguns benefícios de promover esta campanha nas empresas:

  • Sensação de acolhimento e segurança;

  • Aumento da satisfação em trabalhar para a empresa;

  • Incentivo para que as mulheres façam o exame, a fim de prevenir e diagnosticar precocemente a doença;

  • Conscientizá-las sobre como adotar hábitos saudáveis para prevenir a doença;

  • Demonstrá-las que não existe julgamento para as colaboradoras com câncer de mama, e sim um espaço de acolhimento;

  • Incentivá-las a realizar os exames e trazer informação para que elas percam o medo do diagnóstico.


3 ideias de ações no Outubro Rosa

Apesar do desejo de promover a campanha, muitas empresas podem ter dúvidas ao colocá-la em prática. Por isso, separamos 3 ideias para você! Veja a seguir.

Uma das formas de envolver a empresa na campanha é buscar opções de ações solidárias. Exemplos disso são a arrecadação de alimentos, perucas e outros itens, além de doação de recursos para instituições que auxiliam no tratamento do câncer de mama.

O endomarketing pode ser feito através de panfletos, e-mails, e-books e outras formas de divulgação utilizando as cores e símbolos da campanha. Assim, é possível trazer informações seguras sobre o tema e incentivar e acolher as colaboradoras.


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page