top of page
  • Foto do escritorAna Lúcia Rafael

Lidere sua vida e seja mais feliz!

O tempo passa e nos esquecemos do que gostamos, do nosso propósito de vida, o que faz os nossos olhos brilharem e o nosso coração pulsar. É preciso pensar o que faríamos mesmo que custasse tempo, dinheiro, ou ainda, o que faríamos de graça?

É claro que no decorrer do ciclo vital é comum adiarmos nossos sonhos e projetos em prol de outros fatos ou necessidades, por exemplo, quando nascem os filhos, deixamos muitas vezes nossos sonhos individuais para segundo ou terceiro planos. A sensação é de que os sonhos são congelados. Mas será que precisa ser para sempre?

Penso que sonhos têm a ver com autoliderança e quando falo em autoliderança refiro-me sobre algo além do sucesso individual. Falo de algo mais profundo, de propósito de vida e de deixar um legado. E tudo isso não se conecta com sonhos, metas e determinação?

Sendo assim, resolvi desenvolver um método para colaborar com este processo, e esse método envolve três passos:

Primeiro passo

Reflita: seja sincero com você mesmo. Você sabe qual é o seu propósito? Você quer mesmo liderar sua vida?

Segundo passo

Identifique suas habilidades e descubra o que necessita desenvolver para alcançar: quais seus pontos fracos e fortes? Estude, pesquise ou busque ajuda profissional se necessário.

A Neurociência já comprovou que nosso cérebro é o único órgão plástico, ou seja, podemos o reorganizar. Daniel Goleman [2015] pontua em seus livros sobre Inteligência Emocional que temos habilidades inatas, mas claro que podemos desenvolver novas.

Terceiro passo

Comece a pôr em prática: execute! Contagie as pessoas com seus sonhos e comemore cada etapa alcançada. Lembre-se: o sonho é seu e você deve liderar a sua vida, nunca se esqueça de que é preciso humildade. Todos nós aprendemos o tempo todo. Ninguém sabe tudo, como bem disse Sócrates: “quanto mais eu sei, mais eu sei que nada sei”.

Quando nosso sonho se baseia na ética, ou seja, não prejudica ninguém e pode até ajudar outras pessoas, ele se torna contagiante e, a partir de então, você terá mais pessoas envolvidas no seu sonho e dispostas a ajudá-lo.

Autoliderança é ter as rédeas da própria vida, não ter medo de problemas, pelo contrário, pense que temos sempre várias alternativas e conforme você os resolve se torna cada vez mais capaz de conquistar suas metas e se sentir líder da própria vida. Naturalmente aumentará a sua satisfação com você mesmo e trará mais felicidade.

Ana Lúcia Rafael


2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page