top of page
  • Foto do escritorAna Lúcia Rafael

Já parou para pensar se sua empresa promove um ambiente colaborativo e construtivo?

Um ambiente colaborativo e construtivo nas empresas é fundamental para alcançar os objetivos em comum e construir uma equipe mais unida e produtiva.

Quando os funcionários deixam de lado o individualismo e passam a compartilhar ideias, um impacto positivo é gerado na empresa, aumentando a eficiência e, consequentemente, melhorando os resultados.

Mas, você já parou para pensar como o ambiente de uma empresa se assemelha aos jogos? Neste artigo, te explicaremos essa analogia, que te ajudará a refletir se a sua empresa está buscando oferecer um ambiente mais colaborativo ou não. Continue lendo!


Em algum momento você já considerou o fato de que relacionamentos se parecem com os jogos e como tudo isso conversa com um ambiente mais colaborativo e construtivo na sua organização?

Na crônica “Tênis x Frescobol”, Rubem Alves fala sobre como existem dois tipos de relacionamentos: o relacionamento tênis e o relacionamento frescobol.

Enquanto o tênis é um jogo mais feroz, agressivo e individualista, o frescobol é um esporte mais colaborativo, no qual as duas pessoas precisam trabalhar juntas para vencer o jogo.

De forma similar, o ambiente na sua empresa pode ser um ambiente do tipo tênis ou frescobol. No caso do tênis, seu ambiente seria aquele na qual apenas uma pessoa fala, tem toda a razão e é o único vencedor.


Já em relação ao frescobol, seria um ambiente colaborativo e construtivo, no qual há um diálogo, que permite que o outro entenda você e que você possa ouvi-lo.

Dentro de qualquer organização, seja ela uma empresa ou até mesmo escola, é possível escolher jogar para vencer, criando um ambiente do jogo tênis, ou jogar para ganhar, criando um ambiente colaborativo e construtivo do frescobol.


Uma equipe que joga frescobol, no qual todos se empenham para que a bola não caia, possui mais chances de vitória.

Estimular um ambiente colaborativo e construtivo na sua empresa não só aumenta a eficiência e a inovação, gera o compartilhamento de ideias e insights, como ainda melhora as relações da equipe. Além disso, é possível ainda nutrir uma cultura positiva, com colaboradores felizes e engajados que ajudarão a sua organização a alcançar os resultados desejados.





1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page