top of page
Foto do escritorAna Lúcia Rafael

Escolhas e valores, uma conexão importante.

Nesse texto pretendo colaborar para que o leitor pense um pouco sobre os seus valores e as escolhas do dia a dia. É impossível, no meu ponto de vista, pensar sobre os valores e não refletir sobre a ética, uma vez que nossas escolhas e decisões envolvem regras, princípios e valores. Cortella destaca que a ética é um conjunto de princípios e valores que devemos usar para responder as três perguntas da vida humana: Eu quero? Devo? Posso? No decorrer da minha carreira, observo que o grau de satisfação pessoal tem uma relação muito clara e óbvia com o estar vivendo de acordo com os valores que fazem parte da história cultural, social e familiar. Convido você a fazer um exercício prático. 1 – Faça uma lista de valores que são importantes para você. Segue abaixo, a relação de alguns: – companheirismo, amor, união, honestidade, empatia, resiliência, autocuidado, fidelidade, compaixão, evolução pessoal e/ou espiritual, organização financeira, independência, sucesso, gratidão, solidariedade, justiça, tolerância, felicidade, respeito, trabalho, educação…. 2 – Pense e escreva a respeito de uma atitude ou escolha que precise fazer ou refletir. 3 – Observe e anote que valores estão envolvidos na sua pergunta/questão/atitude. 4 – Tente agora responder a pergunta número dois. Conseguiu? Pense um pouco mais. Caso não tenha conseguido responder podemos pensar em algumas coisas que podem ter dificultado, como por exemplo: – questões relacionais, uma vez que algumas decisões envolvem outras pessoas com valores diferentes; – conflitos inconscientes que podem ter origem na infância e/ou educação; – questões sociais importantes; – dificuldades pessoais pontuais; – entre outros. Os valores são os mesmos no decorrer do tempo e, que, eles não mudam. A mudança está relacionada às prioridades de valores morais e contexto histórico em que estão inseridos, ou seja, o mesmo fato é visto e cuidado de forma diferente, conforme o exemplo: Vamos pensar que há 30 anos, uma adolescente que engravidasse era facilmente colocada para fora de casa. O valor priorizado na época para essa atitude era principalmente de respeito ao pai e a mãe. A situação era vista como um desrespeito aos pais e as regras de educação.

Atualmente, outros valores são considerados, colaborando para melhor compreensão do fato, sendo eles: autocuidado, empatia, tolerância, lealdade, compaixão e outros.

Sendo assim, de maneira geral na atualidade as jovens são cuidadas para que esse evento não as impeçam de seguir a vida adiante com dignidade e respeito. Os valores pessoais interagem com o social o tempo todo. Pondé [2016] em seu texto sobre valores diz… “Valores só existem quando existem condutas bem marcadas por expectativas sociais que herdamos para além de nossa vontade”. Observamos que atualmente a competência, sucesso e felicidade são valores muito importantes, porém, o fato de poderem existir em detrimento do respeito, compaixão, solidariedade, prudência e gratidão pode gerar atitudes com ética muito individualista ocasionando prejuízos para outras pessoas. Prof. Celso Vasconcellos formulou uma frase que achei muito bonita, que diz: . “…Valor é um fim, algo para qual a ação humana pode e deve se dirigir, aquilo que ‘vale a pena’: valor é o que dá sentido a atividade e, no limite, a vida”. Aproveito a oportunidade para convidar o leitor a cultivar valores para a paz e a união, tais como: amor ao próximo, respeito, empatia, solidariedade e outros, de modo que possamos cada vez mais fazer parte de uma sociedade menos consumista, mais amorosa, empática e que respeite as diferenças. Um abraço carinhoso para todos vocês.

Ana Lúcia Rafael Bibliografia Cortella, Mario Sergio. Não nascemos prontos!: Provocações filosóficas.-11.ed.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. Cortella, Mario Sergio. Qual é tua obra?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética.-24.ed.-Petropólis, RJ: Vozes 2015. Garcia Morente, Manuel. Fundamentos de filosofia. – 8.ed. – São Paulo: Mestre Jou, 1980. Pacheco, José. Dicionário de valores.-1.ed. – São Paulo: Edições SM,2012 Pondé, Luiz Felipe. Filosofia para corajosos. – 1.ed. – São Paulo: Planeta, 2016.


2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page