Quais são os principais passos para o desenvolvimento da inteligência emocional? Em tempos onde muito se fala em soft skills, sobretudo quando pensamos em profissionais que atuam em cargos de liderança, a inteligência emocional é uma habilidade de destaque e extremamente importante.
Já parou para pensar que, tanto saber o que sente quanto o motivo para este sentimento, ajuda muito na compreensão de si próprio e também das pessoas à sua volta?
Toda pessoa tem um motivo para ser de determinado jeito, tem sua própria história de vida.
Comentei o seguinte na minha entrevista aqui para o site:
“Costumo falar que o autoconhecimento liberta e quem o domina e pratica no seu dia a dia naturalmente maneja suas emoções de forma mais assertiva e isso impacta positivamente todos os seus relacionamentos, e isso é fantástico!!” – Ana Lúcia Rafael
Se em tempos mais antigos, era senso comum que o fato de alguém subir de cargo, estava relacionado diretamente com as chamadas “hard skills”, ou seja, as capacidades técnicas, hoje é preciso de algo mais.
Esse algo mais é exatamente o fato de contar com uma inteligência emocional satisfatória. E se considerarmos ainda, o fato dessa habilidade possibilitar o desenvolvimento de praticamente todas as outras soft skills, aí creio que a importância desse aprimoramento fica muito claro.
Para tanto, sugiro alguns passos para o desenvolvimento da inteligência emocional que veremos nos tópicos seguintes. Me acompanhe.
O primeiro passo para a inteligência emocional
Acredito que o primeiro passo é querer se superar como pessoa. Ter aquela busca interior da automotivação para viver o processo de autoconhecimento. É algo básico, fundamental para o desenvolvimento dessa habilidade.
Segundo o psicólogo Daniel Goleman que difundiu a ideia da inteligência emocional:
“O cérebro é neuroplástico e a maioria das habilidades podem ser desenvolvidas a partir justamente do autoconhecimento, do querer mudar, evoluir. “
Perceba que o autor desmistifica a ideia que nascemos com determinados “talentos”e ponto final. Estamos em constante construção.
O segundo passo para desenvolver a inteligência emocional
Aqui é o momento em que se faz necessário refletir a respeito de si próprio(a) e de suas emoções.
“Pergunte a si próprio(a) e as pessoas ao redor, sobre as características que enxergam em você e analise, inclusive, suas reações diante das diversas emoções que a vida pessoal, profissional, familiar lhe oferece.” – Ana Lúcia Rafael
Muitas pessoas nesse momento, tem que lidar com o sentimento de vulnerabilidade. Por isso, é importante que você enxergue isso como um ato de coragem e não como vergonha as suas falhas, a sua história, seu comportamento e os seus desafios.
Quem trata de forma magistral esse tema é a autora Brené Brown, já fica aqui a dica.
Sendo assim, procure aqui, reconhecer suas emoções e o motivo de ser como é. Isso vai colaborar para a compreensão, entendimento e autoempatia.
O terceiro passo é a hora da colheita
Aqui é preciso analisar como se convive com cada estado emocional, como responde a cada um deles.
“Quais quer manter, quais precisa ressignificar, fazer diferente? Anote.”
Execução
O quarto passo é o da execução. Essa etapa nos convida a fazermos os seguintes questionamentos:
Vai conseguir colocar em prática o que percebeu que precisa se aprimorar?
É possível manter esse processo de desenvolvimento da Inteligência Emocional sozinho(a) ou vai precisar de ajuda?
Que tipo de ajuda?
Quando pensamos em ajuda, ela pode ser:
Apoio do RH
Palestra
Workshop
Psicoterapia
Coach
Imersão de final de semana
Para definir qual tipo de ajuda, tenha em mente que se trata de uma escolha pessoal, que irá variar muito da necessidade e do momento de cada indivíduo.
“Como terapeuta há muitos anos convido você a pensar que o processo de autoconhecimento e desenvolvimento da inteligência emocional é permanente. Muitas vezes nos deparamos com situações na vida que faz com que tenhamos que nos desenvolver mais e mais. A esse processo de superação podemos nomear como resiliência humana.”
Agora que você já sabe quais são os passos para o desenvolvimento da inteligência emocional, que tal colocar em prática?
Esse e mais artigos estão disponíveis no site palestrasdesucesso.com.br
Comments