top of page
  • Foto do escritorAna Lúcia Rafael

Conecte-se para vencer: 5 dicas para transformar suas relações profissionais

Como andam as suas relações profissionais?

Segundo Aristóteles, o homem é um ser social. Portanto, precisamos de interações humanas para viver em sociedade, e o ambiente de trabalho não fica de fora. A verdade é que relações profissionais significativas podem gerar sensação de pertencimento, satisfação, maior engajamento e, até mesmo, produtividade.

Mas, como podemos criar conexões com os colegas de trabalho?

Neste artigo, a palestrante Ana Lúcia Rafael nos conta 5 dicas. Continue lendo para conhecê-las!


“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória”.

A frase acima é de Henry Ford e ela representa bem a importância de criar e manter relações profissionais significativas.

Muito mais do que um local de trabalho mais produtivo, um bom relacionamento entre os indivíduos dentro de uma empresa é algo que cria uma atmosfera de confiança e faz com que os profissionais se sintam valorizados e promovam a vitória da organização.

A seguir, te contaremos 5 dicas para criar conexões significativas no ambiente de trabalho.


1 – Comunique-se de forma aberta e transparente

Para se conectar com seus colegas de trabalho, o primeiro passo é praticar o diálogo, aprendendo a se expressar de forma clara, ouvir atentamente e fornecer feedbacks que sejam assertivos.

Ao prezar por uma comunicação que seja aberta e transparente, mal-entendidos e conflitos serão evitados.

2 – Aprenda a colaborar

O sucesso de um ambiente de trabalho está atrelado à capacidade dos indivíduos de colaborarem e compartilharem ideias e conhecimentos.

Ao aprender a colaborar com outras pessoas, você verá como mais insights irão surgir e como será mais fácil resolver problemas.

3 – Trate a todos com respeito

Outro ponto muito importante para se conectar com seus colegas é tratá-los com respeito.

Isso inclui reconhecer as diferenças que podem existir entre as pessoas e evitar comportamentos e falas que possam soar agressivas ou preconceituosas.

4 – Pratique a empatia

A empatia é uma habilidade que promove um ambiente solidário e positivo. Por isso, tente entender e apoiar as necessidades das outras pessoas, além de evitar julgamentos e desenvolver a compreensão, se colocando no lugar do outro.

5 – Valorize o trabalho em equipe

Por fim, a última dica para criar relações profissionais significativas é valorizar o trabalho em equipe.

Isso fará com que todos possam trabalhar em busca dos mesmos objetivos e trocar aprendizados, conhecimento e experiências.

O que você achou destas dicas de como criar conexão com os colegas de trabalho? Existe alguma outra que você acrescentaria à lista?








8 visualizações0 comentário

תגובות


bottom of page