top of page
  • Foto do escritorAna Lúcia Rafael

7 ações para a melhor saúde mental da equipe na empresa

Diversos estudos comprovam que uma melhor saúde mental dos colaboradores, bem como uma vida mais plena e feliz, reflete em maior produtividade e assertividade na performance profissional.

Sabendo disso e na busca de promover um ambiente de trabalho que seja enriquecedor e positivo para seus colaboradores, uma boa gestão e liderança deve promover ações que contribuam neste sentido, não é mesmo?


A saúde mental de cada membro da equipe é vital para o desempenho da sua organização

Líderes e gestores, em todos os níveis, devem se comprometer continuamente a encontrar maneiras de melhorar a saúde mental de suas equipes. Um ambiente de trabalho saudável implica na adesão de todos os envolvidos na organização, desde empresários, executivos e gerentes até os supervisores e funcionários da linha de frente.

Um estudo da NIHCM sobre o “O impacto do COVID-19 na saúde mental e no bem-estar no local de trabalho”, revelou que 51% dos trabalhadores relataram um aumento nos sintomas de saúde mental no trabalho, com 75% dos jovens de 18 a 24 anos relatando um ou mais sintomas de saúde mental. No geral, os níveis de ansiedade triplicaram, enquanto os sinais de depressão quadruplicaram.

A seguir, compartilho com você que me acompanha, algumas ações importantes e que podem fazer a diferença positivamente na saúde mental dos colaboradores.

As seguintes ações têm demonstrado bons resultados nas empresas:

  • Reuniões com temas a respeito da saúde mental com o intuito de desmistificar a necessidade de apoio emocional e trazer exemplos práticos para lidar com a ansiedade, desafios, novas oportunidades, depressão, dentre outros temas;

  • Espaço de partilha de cursos (qualquer natureza) feitos pelo time. Isso engaja e cria sensação de pertencimento e importância, além de favorecer maior cultura de aprendizagem;

  • Espaço para meditação no ambiente de trabalho;

  • Estímulo para exercício físico;

  • Leituras compartilhadas;

  • Acompanhamento psicológico quando necessário;

  • Workshop para desenvolvimentos de habilidades socioemocionais.

Conclusão

Nunca se falou tanto sobre a importância de se investir em um ambiente de trabalho saudável, haja vista o quanto isso é benéfico tanto para a saúde mental da equipe, quanto para otimizar resultados para a empresa.

Adotar algumas ações de impacto e fácil aplicação, é a melhor forma de garantir aos funcionários, o bem-estar necessário e a melhora inclusive da performance da equipe.

Lembre-se: se precisar de ajuda, estou à sua disposição.



1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page